Um refúgio chamado Lavras Novas

sam_2734

Sempre que eu pego um engarrafamento corriqueiro de cidade grande eu penso: felizes os que têm uma Lavras Novas como refúgio! Esse vilarejozim da foto acima dá uma paz danada e todo mundo que estiver passando por perto merece se maravilhar por aqui!

Localizada a 17 km de Ouro Preto e com acesso pela Rodovia dos Inconfidentes, Lavras tem duas ruas principais, uma igreja, comida deliciosa, cachoeiras, vistas lindas e gente hospitaleira feliz!

Para quem gosta de cavalgar, andar de quadriciclo ou fazer esportes de aventura como rapel e tirolesa, encontrará responsáveis locais bem na entrada do distrito.

sam_2676

Para quem não gosta desse tipo de passeio ou simplesmente não está afim, tem uma porção de outras coisas pra fazer! As ruelas já são por si só convidativas. As casas são lindas e nos fazem voltar à época colonial:

sam_2718

A Igrejinha de Nossa Senhora dos Prazeres foi construída em 1740, fica bem no meio da vila e, sinceramente, quem não casaria facilmente numa igreja simples como esta, hem?

sam_2723

As lojinhas de artesanato têm peças muito parecidas às encontradas em Ouro Preto e Mariana, tais como namoradeiras, tapetes de sisal, esculturas de anjo e santos, almofadas de fuxico, entalhes em madeira etc. Comprar isso tudo aqui, contudo, é ajudar a movimentar a economia local, muito dependente do turista.

sam_2725

Por falar em turista, a gente se amarra em tirar umas fotinhas engraçadas em certas “pontos de foto” local! rs A foto com o “pinga nimim, pinga nocê”, por exemplo, é obrigatória!

sam_2684

Outra coisa que turista adora é comer bem, barato e com vista panorâmica, não é meixmo? Então recomendo demais o Restaurante Pousada Serra do Luar, do falecido senhor Domingos. Lá contamos com um Self-service feito no fogão a lenha a módicos R$18,00 por pessoa e com direito a esta vista:

sam_2715

Um ponto bom pra fazer “um kilo” nessa cidade ou mesmo meditar, ouvir uma musiquinha, ler um livro, fazer um picnic etc etc etc é a represa do Custódio, à qual você pode chegar com uma hora e 30 min de caminhada ou, de modo mais rápido, com um carro:

sam_2700

Perto daí fica a Cachoeira dos Prazeres, mas, infelizmente, ainda não a conheci… Existem várias cachus queridinhas – a Três Pingos, Castelinho, do Falcão e Namorados, por exemplo -.  A cachoeira do Pocinhos é tranquila, isolada e no caminho conta com uns mirantes de tirar o fôlego:

100_6108

100_6111

Enfim, essa é uma cidade para ir várias vezes, para passar um fim de semana, para ir com amigos, com namorado… um lugar para se desligar ou se refugiar!

sam_2739

Até logo, Lavras Novas!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s