3 em 1 em Minas Gerais: Ouro Branco e Congonhas!

Gente, odeio turismo corrido. Sou do tipo que gosta de sentir o lugar e, para isso, geralmente faço roteiros longos. Mas tem duas cidades em Minas Gerais que valem muito a passada, mas que podem estar sendo engolidas pelo turismo mais popular da vizinha Ouro Preto. São elas: OURO BRANCO E CONGONHAS!

Minha dica para um domingo esperto nessas duas cidades é muito simples e barata! Comece o dia na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, a qual merece 1 hora do seu tempo, aproximadamente. Considerada Patrimônio Mundial desde 1985, sem dúvidas a Basílica e todo o complexo a sua volta é uma das pérolas da nossa arte barroca. A Basílica foi construída entre 1757 e 1790 (isso mesmo… mais de 30 anos). Não se pode fotografar dentro dela, mas fique a vontade para closes externos com os 12 profetas em pedra-sabão esculpidos por Aleijadinho!!

conconhas1

congonhas2Em uma porta lateral da Basílica há um espaço onde os devotos de Bom Jesus de Matosinhos deixam o testemunho dos milagres concedidos. É impressionante!

congonhas3.1Já no gramado muito bem cuidado na parte de fora, é hora de refazer os passos de Jesus quando de sua morte (Paixão de Cristo). Nas seis Capelas dos Passos, construídas entre 1819 e 1875, encontram-se 66 esculturas talhadas em madeira tipo cedro também por Aleijadinho, as quais, agrupadas nas capelinhas, representam a ceia, horto, prisão, flagelação, coroação de espinhos, cruz às costas e crucificação.

congonhas4

congonhas5.1Tomou a dose de arte ou fé do dia? Agora é hora de natureza e água! Minha dica é passar o dia todo na Cachoeira do Itatiaia, localizada no Distrito de Itatiaia, de Ouro Branco! A Queda d’água dessa cachoeira tem mais ou menos 30m, e há vários poços para nadar, e lugar para fazer rappel, mas o que impressiona mesmo é a mata nativa em volta! Lembro que quando fui lá, há cerca de 6 anos, senti uma paz muito grande, tendo essa vista linda a minha volta. cachoeiradoitatiaia1

cachoeiradoitatiaia2

cachoeiradoitatiaia3Pronto! A dose de natureza está tomada! Agora é hora de agradecer ao universo o dia lindo que você teve e os que virão! Então, a ideia para terminar o passeio é ir ver o por do sol na Serra de Ouro Branco! O momento é de contemplação pura!

Serradeourobranco1

Serradeourobranco2

Serradeourobranco3

Serradeourobranco4Bem, essa foi minha dica de 3 passeios em 1 dia na nossa Minas Gerais linda!!! Espero que tenham gostado!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s