Belém – cidade calorosa

Pense numa cidade calorenta… Podemos pensar em várias, não é verdade? Belém, como muitas outras cidades pode ser quase insuportável aos desacostumados ao calor. Agora pense numa cidade calorosa, com um povo receptivo e cuidadoso, que zela pelos turistas! Não podemos dizer que conhecemos muitas cidades assim, né? Pois eu fiquei uma semana em Belém e todos os dias conheci pessoas que me levaram a caracterizar a cidade desse modo! Foram pequenas atitudes… Um desconhecido que soube que eu estava indo a Belém e resolveu amavelmente me dar dicas de onde visitar e onde me hospedar; uma cabeleireira que resolveu fazer um preço “justo” em uma escovinha; um taxista que volta no meu hotel porque eu esqueci uma lembrancinha no carro dele; um catador de lixo no mercado Ver-o-Peso que me aconselhou a ter cuidado com a câmera fotográfica ali… enfim, pessoas únicas, que para mim “venderam o peixe” da cidade!

Por falar em peixe, o que é aquele “filhote”, hem? A verdade é que toda a culinária paraense é um universo de cores e sabores e é de dar água na boca. Realmente é impossível alguém dizer que conhece a culinária brasileira sem antes conhecer todos os estados brasileiros. O tucupi (caldo amarelo extraído da mandioca) e o jambu (erva que dá uma leve dormencia na boca) é base de vários pratos paraenses e dão um sabor único e incomparável! Comi o tacacá, a maniçoba, o arroz paraense, pirarucu, filhote, e de sobremesa tomei vários sorvetes da melhor sorveteria do Brasil – Cairu -, entre os quais recomendo o paraense e o mestiço!

Quanto aos pontos turísticos devo dizer que estão muito bem preservados, quando comparados a outros lugares. O que mais me chamou atenção foi o Theatro da Paz e o Mangal das Garças, além do fato de todos os locais, até mesmo as igrejas históricas, terem ar condicionado! Algum motivo tem, né? hehe Agora tem uma coisa, gente, curiosamente vários pontos turísticos fecham 14h no fim de semana, como o Corveta Museu Solimões, por exemplo. O ideal é buscar na internet antes o horário de funcionamento de cada lugar e saber controlar bem o tempo.

Quer uma dica para controlar seu tempo e conhecer tudo, tudinho? Contrata o city tour do taxista “seu Edinho”. Ok, eu geralmente faço roteiros muito independentes (eu e meu mapa), mas dessa vez fiz diferente e não me arrependi. O seu Edinho (091-999641818) cobra R$200,00 para ficar o dia todo com 4 pessoas pra cima e pra baixo. Muito paciente, ele nos acompanha a todos os lugares, explicando a história do local; nos leva a bons restaurantes no almoço, sem nos apressar; e ainda leva a gente para tomar um sorvete da Cairu no finzim da tarde! Além desse tour pela city, ele faz um tour de compras, também de um dia, por R$150,00 também para 4 pessoas. Nesse último ele nos leva a Icoaraci, distrito de Belém, onde podemos comprar peças da Arte Marajoara a preço muito bom, bem mais barato que na cidade. Lá em Icoaraci, o Edinho também nos indica bons restaurantes na orla (comemos um filhote na telha MARAVILHOSO)… Depois disso ainda quer comprar peixe e camarão para levar a sua cidade? Pois ele nesse dia também nos leva ao Ver-o-peso e a outro mercado que também vende peixes, além de uma loja que já empacota os produtos em caixa de isopor e tudo mais.

Enfim, voltei de Belém com recordações maravilhosas do local. Confesso que o calor dessa cidade me incomodou um pouco, mas o calor humano dos paraenses é de deixar muita saudade! Experimente tomar uma deliciosa cerveja local (como as do Amazon Beer, na Estação das Docas), e bater um dedim de prosa com alguém da cidade. Ou permita-se conversar com as pessoas dos mercados, dos museus, dos restaurantes ou da padaria da esquina. Naqueles rostos mesclados das três raças brasileiras há um olhar caloroso; e mais embaixo há um coração enorme, que cabe todos os estados brasileiros e até o mundo! Égua, maninho, Belém é tudo de bom!

Rio Guamar

Rio Guamar

Restaurante Saudosa Maloca, no rio Guamar. Funciona somente aos finais de semana, tem menu a la carte com pratos que apesar de serem para 1, 2 ou 3 pessoas. serve, 2, 3 e 4, respectivamente.

Restaurante Saudosa Maloca, no rio Guamar. Funciona somente aos finais de semana, tem menu a la carte com pratos que apesar de serem para 1, 2 ou 3 pessoas. serve, 2, 3 e 4, respectivamente.

Basílica Santuário de Nazaré

Basílica Santuário de Nazaré

Museu Paraense Emílio Goeldi - natureza e arte no centro da cidade!

Museu Paraense Emílio Goeldi – natureza e arte no centro da cidade!

Corveta Museu Solimões - navio de guerra utilizado antigamente para o auxílio à população ribeirinha

Corveta Museu Solimões – navio de guerra utilizado antigamente para o auxílio à população ribeirinha

Forte do Presépio - vista privilegiada do mercado Ver-o-Peso, ao fundo

Forte do Presépio – vista privilegiada do mercado Ver-o-Peso, ao fundo

Mangal das Garças - natureza e pássaros livres!

Mangal das Garças – natureza e pássaros livres!

Casa da Residência - lugar com o orquidário mais lindo que vi em Belém e com a melhor comida self-service

Casa da Residência – lugar com o orquidário mais lindo que vi em Belém e com a melhor comida self-service

Tacacá da dona Maria

Tacacá da dona Maria

Cachaça de Jambu no Bar do Garoto. Esse é o lugar certo para comprar essa peculiaridade local.

Cachaça de Jambu no Bar do Garoto. Esse é o lugar certo para comprar essa peculiaridade local.

Theatro da Paz- construido na época do Ciclo da Borracha

Theatro da Paz- construido na época do Ciclo da Borracha

Mercado Ver-o-Peso

Mercado Ver-o-Peso

Mercado Ver-o-Peso

Mercado Ver-o-Peso

AAAA Mercado Ver-o-Peso

Mercado Ver-o-Peso

Estação das Docas - lugar para comer comida boa, tomar cerveja local, ouvir uma boa música e desfrutar da vista

Estação das Docas – lugar para comer comida boa, tomar cerveja local, ouvir uma boa música e desfrutar da vista

Sorveteria Cairu - considerada a melhor do Brasil

Sorveteria Cairu – considerada a melhor do Brasil

Orla de Icoaraci, distrito de Belém

Orla de Icoaraci, distrito de Belém

Onde comer? Restaurante Saudosa Maloca, Boteco das 11, Restaurante do Parque da Residência, Point do Açai, Restaurante Lá em Casa, Restaurante Amazon Beer, Restaurante Spazzio Verdi.

Onde comprar lembrancinhas? Orla de Icoaraci

Onde comprar bebidas típicas? Amazon Beer (cervejas), Bar Meu Garoto (cachaças)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s